Níveis de compreensão gráfica dos alunos diante de questões voltadas à tomada de decisão

Autores

  • Felipe Ignacio Irarrázaval Aravena Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Santiago, Chile
  • Javiera Francisca Jiménez Silva Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Santiago, Chile
  • Jaime I. García-García Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Santiago, Chile
  • Elizabeth H. Arredondo Universidad de Los Lagos, Osorno, Chile

Palavras-chave:

Ensino secundário, Estatística, Gráficos, Leitura, Tomada de decisões

Resumo

Para tomar decisões informadas, o cidadão comum enfrenta o desafio de ler, interpretar e analisar dados representados em gráficos estatísticos. Neste estudo exploratório e descritivo, analisa-se o nível de compreensão gráfica evidenciado por um grupo de estudantes chilenos do ensino médio quando enfrentam questões focadas na tomada de decisões com base em um contexto próximo, de acordo com a hierarquia proposta por García-García e colaboradores. Em geral, a maioria dos alunos evidencia aspectos do nível quatro, integrativo, ao integrar-se ao contexto a partir da análise dos dados e das variáveis contextuais apresentadas no gráfico. Embora esta proporção significativa de estudantes seja capaz de fazer associações apropriadas entre dados, o nível de tomada de decisão dos outros é apoiado apenas por crenças pessoais sobre o contexto. O exposto nos permitirá, para estudos futuros, projetar atividades que ajudem os alunos a tomar decisões com base na análise de dados.

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Biografias Autor

Felipe Ignacio Irarrázaval Aravena, Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Santiago, Chile

Profesor de Matemática mención Estadística Educacional del Departamento de Matemática de la Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Santiago, Chile. Es profesor en el Colegio Hermanos Carrera de Chile. Su Trabajo Final de Titulación de Pregrado se titula: “Comprensión gráfica y tabular de los estudiantes del electivo de probabilidad y estadística descriptiva e inferencial, frente a preguntas enfocadas en la toma de decisiones”.

Javiera Francisca Jiménez Silva, Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Santiago, Chile

Profesora de Matemática mención Estadística Educacional del Departamento de Matemática de la Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Santiago, Chile. Es profesora en el Centro Educativo Salesianos Alameda. Su Trabajo Final de Titulación de Pregrado se titula: “Comprensión gráfica y tabular de los estudiantes del electivo de probabilidad y estadística descriptiva e inferencial, frente a preguntas enfocadas en la toma de decisiones”.

Jaime I. García-García, Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Santiago, Chile

Profesor del Departamento de Matemática de la Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Santiago, Chile. Doctor en Ciencias, Especialidad en Matemática Educativa, por el Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional, México. Investigador en el área de Didáctica de la Estadística y la Probabilidad, siguiendo diversas líneas de investigación, entre ellas, análisis de la comprensión gráfica.

Elizabeth H. Arredondo, Universidad de Los Lagos, Osorno, Chile

Profesora del Departamento de Ciencias Exactas de la Universidad de Los Lagos, Osorno, Chile. Doctora en Ciencias, Especialidad en Matemática Educativa, por el Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional, México. Las líneas de investigación que desarrolla son Didácticas de los diversos marcos matemáticos y Didáctica de la Geometría.

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Publicado

2025-01-15

Como Citar

Irarrázaval Aravena, F. I., Jiménez Silva, J. F., García-García, J. I. ., & Arredondo, E. H. . (2025). Níveis de compreensão gráfica dos alunos diante de questões voltadas à tomada de decisão. Areté, Jornal Digital Do Doutorado Em Educação Da Universidad Central De Venezuela, 11(21), 113–129. Obtido de http://caelum.ucv.ve/ojs/index.php/rev_arete/article/view/30027

Edição

Secção

Artículos de Investigación